segunda-feira, 17 de outubro de 2011

A Alegria de Ensinar e Aprender



A alegria é uma qualidade contagiante

A alegria de ensinar e aprender; a alegria de ser professor
L eva alegria não somente o palhaço, mas também o professor-palhaço
E a criançada, a gurizada e os adultos o acolhem com alegria
G urizada que necessita de identificação com o professor
R ecursos e técnicas que todo bom professor tem na manga  
I  mitá-lo é preciso; quem sabe superá-lo; quem sabe trocar ideias
A alegria maior, o professor sente por ensinar e aprender com os alunos

D edicação à profissão se faz sempre presente
E o ensinar e o aprender acontecem naturalmente

E é preciso também muita formação continuada
N unca deixar de ser bom aluno para ser, assim, sempre bom professor
S eus alunos, na sua visão, merecem todo esforço de sua parte
I  negável é a dedicação e o empenho deste profissional
N ão considera dificuldades como motivo de serem pedras de tropeço
A ma, abaixo do Criador, as suas pérolas preciosas ou diamantes brutos
R ealmente considera seus pupilos como pérolas preciosas

E quer vê-los felizes, independentes e responsáveis

A empatia, deste professor, no ensinar é constante
P ropõe situações-problemas e deixa que busquem solução
R ecusos e mais recursos; técnicas e mais técnicas
E joga, brinca; brinca e joga, mas é muito exigente e responsável
N ão se contenta com meros resultados; sempre quer um pouco mais
D eterminado, envolve corretamente a comunidade escolar
E ninguém duvida que tenha, de novo, pique no ano que vem
R ealmente podemos dizer, sem medo de errar: é ímpar este professor

*** Mais uma vez, inspirei-me, agora, com o poema de Paulo Freire, criando um acróstico reflexivo para falar de formação continuada e suas implicâncias.

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