terça-feira, 28 de junho de 2011

Bibligabinete

          É incrível como a seleção de livros, específicos de uma determinada área, podem nos auxiliar num trabalho de conclusão. Pretendo desenvolver o seguinte tema: "Jogos e brincadeiras - excelentes aliados ao processo da alfabetização infantil". Por ora, já fiz empréstimo de onze exemplares no Setor Pedagógico, da Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desporto, do  Balneário Pinhal; que vão me auxiliar e muito na pesquisa que pretendo iniciar, como professora voluntária, em uma tarde com uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental de  Nove Anos.
      No artigo “O lúdico no currículo”, p. 45, lemos a seguinte legenda: “A inclusão de disciplinas que valorizam o brincar nos cursos de pedagogia ainda é recente e limitada”. Porém, a brinquedoteca da UFRGS é um exemplo de “como a universidade começa a cuidar de uma área que estava negligenciada”. E Tânia Fortuna considera fundamental que os professores entendam a relevância do brincar e tenham formação para lidar com o tema.
    “Um profissional sem orientação corre o risco de reproduzir o que viveu em sua infância, o que nem sempre é uma boa referência, já que o repertório pode ser limitado e carregado de preconceitos”, explica. Além disso, há também a preocupação de que os momentos de brincadeira envolvam algum conteúdo de alfabetização, matemática ou recreação em educação física. “uma das características da ludicidade é o mistério, a surpresa, e isso não acontece em uma atividade que sobrepõe a brincadeira e o ensino”, alerta Tânia.(...)
Se o bibligabinete da SMEC é importante não se são menos importantes as brinquedotecas nas universidades e nas escolas.

Fonte de pesquisa: 
Revista Pátio Educação Infantil, nº 27.

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