segunda-feira, 4 de julho de 2011

Interdisciplinaridade

Interdisciplinaridade? Sim, senhores (a).
Não há nada melhor para produzir aprendizagem.
Temos que “dar a mão à palmatória”.
E reexperimentar ou experimentar o que é bom.
Resultado positivo é o que os “professores” querem.
Disciplina e aprendizagem lado a lado.
Interdisciplinaridade? Sim, senhores (as).
Somos um só corpo e uma só cabeça.
Conhecimento surge das relações que fazemos.
Interdisciplinaridade? Precisa trabalho para realizações.
Provocar relações em todas as disciplinas.
Ligações que apontam para o concreto ou o subjetivo.
Isto só será possível, se formos professores facilitadores.
Nunca é demais querer “tornar sábio, o inexperiente”.
A Escola existe em função dos alunos e da alunas.
Realmente é preciso acreditar nos potenciais.
Interdisciplinaridade? É preciso apostar e acreditar!
Disciplina e aprendizagem são o que os professores esperam.
A Escola pode  e deve ser o lugar ideal para aprender.
De realização e transformação de sonhos de todos.
E que “professor” pode ir contra a interdisciplinaridade?
               
Observação:
Interdisciplinaridade: palavra que não é encontrada no dicionário (minidicionário Luft), mas que deveria fazer parte do dia a dia das pessoas. O verdadeiro conhecimento é interdisciplinar, porque nasce das relações possíveis entre uma coisa e outra. Se a “vida”, ou seja, a escola informal é interdisciplinar quanto mais à escola formal deveria primar pela interdisciplinaridade, facilitando à aprendizagem dos alunos em qualquer etapa escolar por meio de associações talvez as mais absurdas que fazem lembrar e reter mensagens importantes. É preciso dar grau máximo de importância a conteúdos básicos, através da interdisciplinaridade, não só no currículo por atividades, mas também no ensino por área, disciplinas ou temáticas. Importante, sempre fazer relações. É como ir montando uma corrente aos poucos, onde um elo sempre se liga ao outro. A interdisciplinaridade, se comparada com a obra "Jardim de Infância", de Lia Menna Barreto, permite que disciplinas diferentes sejam as diferentes ou quebradas cadeiras em círculo, interagindo umas com as outras para o bem-estar da institução escolar.



Fontes de inspiração:
 “Jardim de Infância”, de Lia Menna Barreto 
 Vídeo “Práticas Interdisciplinares na Escola: Como fazer

Nenhum comentário:

Postar um comentário