sexta-feira, 1 de julho de 2011

Uma educação sem limites

      Karla Saraiva (ULBRA) realizou uma "bela pesquisa" sobre educação à distância (EaD) e destacou suas vantagens. Modalidade de educação que se tornará cada vez mais comum no mundo em que vivemos (contemporâneo), em que cada indivíduo precisa aprender a administrar seu próprio tempo da melhor forma possível, tanto na vida particular como na vida profissional e também como aluno. E todo aluno de EaD torna-se um auto-didata melhor do que os auto-didatas do passado, pois seu conhecimento ou aproveitamento das atividades on-line é acompanhado e avaliado por professores que incentivam a pesquisa,a produção escrita, cooperação e independência.
       Uma educação sem limites (EaD), título da pesquisa de Karla Saraiva e também da minha síntese, surgiu devido às mudanças na sociedade contemporânea. E o papel da escola vai sendo redefinido (escola moderna) para dar conta das novas necessidades sociais, econômicas e políticas. As instituições educacionais não mais precisam produzir indivíduos para um mercado de trabalho específico, tipo robô, e, sim, para serem donos de suas próprias vidas e de suas escolhas, o que inclui estar buscando uma educação capaz de extrapolar todos os limites individuais e coletivos.
       Já não é mais preciso estar sentado numa sala de aula com um vigia do seu corpo (professor tradicional) para produzir aprendizagens desejáveis. Atualmente, em quase todo e qualquer lugar (desterrorização), o aluno pode estar conectado com seus colegas e com os professores e, ainda, ter a satisfação de administrar o seu próprio tempo de aprendizagem ou o tempo dedicado ao estudo e obter um resultado de qualidade, à medida que avança nas disciplinas ou temáticas do Curso escolhido.
       A escola pública e acessível à maioria da população está ficando cada vez mais pública e acessível, à medida que o aluno pode optar por EaD já no Ensino Médio ou após cursar o ensino obrigatório _ Ensino Fundamental de 9 anos e Ensino Médio _ regular.Concluído o Ensino Médio regular (presencial) ou à distância (semi-presencial) ou profissionalizante (estágio obrigatório) poderá cursar a Faculdade disponível num Pólo de EaD próximo à sua residência,sem gastar quase absolutamente nada e, depois, poderá cursar Pós-graduação da mesma forma e no mesmo Pólo. Sem esquecer que dependendo da capacidade intelectual e disponibilidade do aluno, este poderá conciliar mais de um Curso de sua preferência.
       Sou testemunha ocular deste modo excelente de aproveitar bem o tempo e os saberes na minha localidade, e sinto-me felicíssima com as mudanças que vêm ocorrendo na instituição escolar. A escola moderna é produtora de indivíduos para viver o contexto social de seu tempo, ao mesmo tempo em que se prepara para dar conta das demandas do futuro. Se, no período moderno, era insuportável para muitos cursar a escola tradicional, agora, não há mais muros como limites, a partir do Ensino Médio, para o aluno que deseja buscar educação continuada na idade adulta ou maturidade e ser um profissional cada vez mais criativo, flexivo, autônomo, produtivo e feliz.
       EaD é uma modalidade de educação que veio para ficar também no Brasil, pois o aluno comprometido com sua formação é capaz de controlar, organizar sua forma de estudo. O professor de EaD, com o trabalho dos tutores, também tem condições de verificar as dificuldades encontradas durante a realização das tarefas on-line,dando até mesmo atendimento individualizado para evitar a recuperação. Assim o resultado dos esforços de cada um é visto tanto durante e ao final de cada disciplina, com professores e tutores incentivando a turma e sugerindo maneiras mais produtivas de estudo. O professor avalia a participação presencial do aluno somada a sua produção textual, entre outros. Lembrando que o aluno de EaD é gestor de suas atividades e de seu tempo. E que naturalmente estaria fora do alcance da educação presencial e particular.
       Portanto, EaD é "uma educação sem limites", e pesquisadores e especialistas a definem como uma modalidade que extrapola os limites da educação que exige a presença simultânea dos alunos num determinado local. O tempo da educação EaD é o tempo todo, ou seja , o tempo de cada  aluno somado ao tempo de cada professor (e de cada tutor) que pode atender as necessidades individuais de todos por meio do correio eletrônico (registro escrito e sigiloso) sempre que necessário.Os tutores também acompanham o desempenho do grupo e incentivam a participação ativa nas atividades conteudistas. Esta modalidade possibilita direcionar bem o tempo tanto dos professores como dos alunos. Quem ganha mais é o aluno, mas o professor é parte desta conquista. E tudo por que vivemos num mundo sem fronteiras, conectado pela "globalização" e "internet", capazes de diminuir as desigualdades sociais e produzir mais ações participativas da inteligência coletiva da humanidade do que sonhos individuais dos que aprenderam a ler e a escrever, mas que também podem fazê-lo na tela do computador e ser aluno de escola virtual, ou seja, aluno de EaD. A escolha deve ser nossa: uma educação sem limites ou uma educação presencial.


Resenha produzida em uma disciplina anterior do Curso utilizando como fonte de consulta: pesquisa de Karla Saraiva (ULBRA) sobre EaD, intitulada "Uma Educação sem limites".

Nenhum comentário:

Postar um comentário